Acionador Telefônico

 

 

O circuito apresentado, faz a ativação de até 5 cargas externas a partir dos números digitados num telefone. O circuito usa dois dígitos que são reconhecidos, desde que sejam obtidos em telefone que trabalhe com pulsos.

Os números de comando são apresentados na tabela:

 

Ativar Carga

 

11 (temporizada)

12

16

17

 

Desativar Carga

 

01 (sem efeito)

02

06

07

 

Esses números foram escolhidos por não entrarem em conflito com os sistemas das empresas telefônicas, pois se não fossem assim uma ligação para á hora certa (130) ativaria uma eventual carga ligada ao circuito.

Qualquer outro dígito inicial, diferente de 1 ou 0, tranca o aparelho impossibilitando ativações errôneas.

No caso de interurbanos (DDD • maioria 01XX) o circuito também tranca. A saída “1” foi especialmente projetada para ativar uma fechadura elétrica, pois já é temporizada (tempo de acionamento ajustado em P1) permitindo assim que uma discagem de 11 abra uma porta sem precisar de desativação depois.

Diversas são as aplicações para o circuito, pois ele não impede que o telefone funciona em sua aplicação normal, ampliando sua capacidade pois a partir de uma mesa de escritório, sem se levantar, possamos abrir uma porta, acender uma lâmpada ou acionar qualquer outro dispositivo elétrico.

Na figura 1, temos um diagrama em blocos que permite ao leitor entender o princípio de funcionamento do aparelho.

 

acionador telefonico 01

 

Na figura 2, temos o diagrama completo do aparelho, observando-se que S1 serve para zerar toda a memória, desativando assim todos os aparelhos que estejam ligados.

 

acionador telefonico 02

 

E importante observar que as cargas que sejam ativadas, assim permanecem (exceto a temporizada depois do prazo programado) mesmo com o telefone colocado no gancho.

Observe a utilização de 8 integrados CMOS que devem ser dotados de soquetes e de relés RU610106 e MCR2RC2 já que temos tensões segundo a linha telefônica e a alimentação de 12V. Os resistores são de 1/8W e os diodos são 1N414B e 1N4001 Os eletrolíticos são para 16V e os demais capacitores podem ser cerâmicos ou de poliéster.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados