Descrição: Este é um completo alarme com 5 zonas independentes desenvolvido para uso em casa e pequenos estabelecimentos comerciais. Ele usa 3 CIs CMOS, possuindo zona de entrada e saída, 4 zonas imediatas e botão de pânico. Existe ainda um LED como indicador visual da atividade do sistema. O esquema é visto a seguir:
Notas do circuito: Todas as zonas utilizam contatos normalmente fechados. Pode-se utilizar switches padrões ou micro, normalmente utiliza-se os conhecidos reed-switches. A Zona 1 é temporizada, para ser utilizada como ponto de entrada e saída sem disparar a sirene. As Zonas 2-5 são zonas imediatas, que disparam o circuito sem espera.
Os capacitores C1-C5 visam compensar as interferências de RF que podem surgir devido ao comprimento dos fios que levam aos sensores. C7 e R14 formam um supressor transciente. A chave geral (key switch) atua ativando e desativando o circuito.
Quando o switch é ativado, C6 é carregado via R11, e este atua em uma espera de cerca de 30 segundos. Este valor pode ser alterado variando os valores destes componentes. Depois de passado este tempo, o LED6 será ligado, indicando que o sistema está armado. O LED6 pode ser montado externamente (fora da caixa, por exemplo) e provê uma indicação visual que o sistema está pronto. Depois de armado, qualquer contato aberto proporciona o disparo do alarme, incluindo a Zona 1. Para prevenir o disparo na entrada, o switch de reentrada (re-entry switch) precisa ser ativado. Isto descarrega o capacitor C6 e inicia-se a contagem do timer.
Para controlar reentrada (o timer da reentrada) o reed switch pode ser colocado na borda da porta, em um lugar invisível ao observador externo. A chave de Pânico, quando pressionada, dispara o alarme.