Este excelente alarme residencial possui um recurso de grande importância em circuitos com a finalidade indicada: a proteção contra corte de energia, quer seja normal, quer seja provocado pelo invasor.
A alimentação do circuito é obtida a partir da rede de energia, sendo então feita a retificação e filtragem de onde se obtém 12 V. Para garantir que o circuito ainda funcione em caso do corte da energia, temos uma fonte adicional que consiste numa bateria de carro de 12 V.
Funcionamento: ao ser pressionada a tecla S1, o CI1 fica com seu pino 3 no nível alto, liberando assim CI2 para que S2 seja pressionada. Libera-se desta forma CI3 para que agora S3 seja pressionada e da mesma forma S4, chegando-se então ao pino 3 de CI0 que ativa ou desativa o alarme. A sequência deve ser digitada em no máximo dois segundos. No caso de se digitar um número que não corresponda ao código, o alarme vai disparar e assim permanecer até o acerto do código, ou por aproximadamente 20 minutos.
Após digitar o código e armar o alarme, haverá um tempo (que pode ser alterado com a mudança de valor do capacitor de 470uF ligado à base de Q9 via resistor de 1 kohm) para que todas as portas e janelas sejam fechadas.
Quando uma porta ou janela for aberta (das que estejam protegidas com reed-switches) haverá um tempo de 20 segundos para o desarme ou então o alarme dispara. Acertando o código de desarme o LED verde acende, indicando que o sistema está desativado, e permanecerá nesta condição até que o código seja novamente digitado.
O consumo é muito baixo em repouso, mas quando ativado, o consumo chega a quase 1,2 A, por este motivo, Q10 e Q11 devem ser montados em radiadores de calor.
O circuito é fácil de montar e extremamente confiável. Os únicos ajustes são feitos em TP1 e TP2 que atuam sobre o som da sirene. A instalação é simples, colocando-se um reed-switch em cada ponto protegido. O único cuidado importante é com a bateria, a qual deve ser verificada periodicamente para que não fique sem carga.