Este projeto tem por base três temporizadores compostos por CI1CI2, CI3, ligados como mono-estáveis e um oscilador por CI4, na configuração astável, seu funcionamento é simples.
A chave S liga e desliga o circuito, F, o protege a entrada contra eventuais inversões da alimentação. Ao ser ligada S, o temporizador composto por CI1, é ativado, inibindo através de Q1 o restante do circuito. Neste momento o led, verde acenderá indicando que o circuito não aceitará qualquer disparo.
No final do tempo do primeiro temporizador, o segundo composto por CI2, pode ser ativado pelo aterramento, mesmo que momentâneo, no tempo de disparo temporizado mostrado no circuito. Esse ponto deve ser ligado ao circuito de iluminação interna do veiculo de modo ser ativados pelos interruptores das portas do veiculo.
Ocorrendo o disparo pela abertura mesmo que momentânea de alguma porta, o seguindo temporizador será ativado o led vermelho que indica a ativação do disparo temporizado. Se ao final do tempo deste temporizador a chave geral do circuito não for desligada, é ativado, via pulso do capacitor C8 o terceiro temporizador, composto por CI3, que determinará o tempo que a buzina ficará acionada.
Enquanto o terceiro temporizador estiver ativo ele permitira que o último bloco que consiste num astável, fique ativado, acionando de modo intermitente pôr meio de um rele a buzina do veiculo.
O ponto de disparo direto aciona instantaneamente o alarme caso seja aterrado servindo para ligação, por exemplo, de interruptor nos vidros do carro. Para a montagem em lugar de 4 555 pode-se usar o duplo 555 , que é o 556. PI, P2, P3, ajustam o tempo de cada temporizador lembrando que o tempo do terceiro temporizador e bem maior que os outros e que P4 ajusta a frequência de oscilação do ultimo bloco.
A chave S, deve ser montada em lugar escondido no carro. Ao sair do carro deve-se acionar S quando então o led acenderá.
A pessoa deve sair do carro antes que o led se apague. K, pode ser um rele 12v com contatos que permitam suportar a corrente da buzina.