Aqui está um outro amplificador de potência para FM, com uma potência de cerca de 70 watts.
O coração desse amplificador de RF é um transistor BLY90 que, juntamente com os componentes passivos convencionais deste tipo de sistema, tem a função de amplificar o sinal de rádio presente na sua base.
A sua alimentação é de 14V, com uma corrente entre 7A e 8A. É quase impossível, nesta etapa, ocorrer oscilações parasitas. A remoção de harmônicas é melhor do que 45dB.
- L1 = 03 voltas / 7mm / AR;
- L2 = Choque de RF de 0.22uH;
- L3 = 15 voltas de fio 0,5 sobre um resistor de 47K x 1/2W
- L4 = 03 voltas / 5mm / AR;
- L5 = Arco de 25mm x 15mm com fio de 0,5 mm à 5 mm;
- L6 = Choque de RF
- L7 = 03 voltas / 7mm / AR;
- L8 = 04 voltas / 8mm / AR;
A placa de circuito impresso é feita em uma placa dupla face, deixando o inferior para terra.
A ligação entre os Capacitores de 100pF e o terra deve ser tão próxima quanto possível do transistor. Todos os componentes são soldados directamente sobre o circuito. O transistor deve ser usado em conjunto com um dissipador de calor adequado, uma vez que este componente gera cerca de 1 grau Celsius por Watt de energia gerada.
Para que este sistema funcione de forma estável é desejável a utilização de uma fonte de qualidade, o melhor estabilizado possível. Preste atenção aos cabos de energia. Estes devem ser adequados para lidar com a corrente. Cabos muito finos podem parecer funcionar, mas depois de um tempo eles vão superaquecer e causar quedas de tensão no sistema.
Para a configuração inicial desta etapa é aconselhável a utilização de carga fictícia, para evitar a interferência indesejada de outros equipamentos. Uma vez calibrado conectar à antena, tendo antes testado com um medidor de ROE. Recalibrar se necessário saída, até obter uma leitura adequada e, em seguida, se necessário, ajustar a irradiação.
Lembre-se que este equipamento requer autorização do governo para operar na maioria dos países do mundo. Operar sem licença pode gerar infracções sujeitas a penalidades que vão de confisco de equipamentos, à prisão.