A dipolo de 1/2 é provavelmente a mais simples antena utilizada pelos radioamadores, ela consiste de dois 1/4 de comprimento de fio. Como mostrado, o dipolo tem uma performance melhor através da frente e costa de sua tela, mas terá um nulo (área reduzida/baixo rendimento) em qualquer lateral de seu monitor. Isto pode ser extremamente útil se você deseja operar Leste e Oeste e evitar interferência de estações para o Norte ou Sul (ou vice-versa).
Para uso omnidirecional, o dipolo deverá ser montado verticalmente, com o centro do cabo coaxial alimentando o fio que fica para o alto.
A primeira imagem de cima mostra a antena usada com uma conexão simples a um cabo coaxial de 75ohms. Como a impedância característica de uma antena dipolo de 1/2 é aproximadamente de 75ohms, pode-se ligar a mesma diretamente ao radio. Claro que, se trata de uma alternativa, mas pode alimentar o dipolo diretamente com o cabo de 50ohms. Porém, o melhor modo é usar um balun
Na segunda imagem de cima vemos o dipolo com um balun de 1:1 (transformador equilibrado/desequilibrado) inserido no centro da antena. Este é o método preferido de construção, e normalmente tem uma melhor performance que o método de isolador central previamente mostrado.
A impedância a um determinado ponto na antena é determinada pela relação da voltagem pela corrente àquele ponto. Por exemplo, se tiver 100 V e 1.4 A de RF a um ponto especificado em uma antena e se elas estiverem em fase, a impedância seria aproximadamente 71 Ohms.
O tamanho de uma antena dipolo de 1/2 depende do diâmetro do condutor utilizado, bem como da distancia da antena com relação ao solo e outros, onde o ideal seria acima de 1/2 metro.
Antena Dipolo Dobrado
O Dipolo Dobrado é outra variação do Dipolo de 1/2 onda, mas tem uma banda passante um pouco maior quando comparada a um Dipolo de 1/2 onda. Há dois modos principais para construir a antena conforme mostrado acima.
A primeira imagem mostra o Dipolo Dobrado construído de arame. O raio dos fins realmente não importa muito, mas o que é importante é que a antena é alimentada com tira de 300 Ohms. Isto é porque o Dipolo Dobrado, como todos o outros dipolos, é uma antena equilibrada e tem um impedância de cerca de 250 ohms. Novamente, como todos os dipolos, um balun alimentado com cabo coaxial pode ser usado, mas ao contrário do dipolo de 1/2 onda ou o V ” Invertido “, devem ser usados um balun de 4:1 e cabo coaxial de 75 Ohms.
Na segunda imagem vemos o método preferido de construção, com alimentador de 300 Ohms que é usado para a própria antena. Isto é porque é mais fácil de utilizar no cumprimento a mesma fita geminada. Não há nenhuma dificuldade com manter os dois comprimentos da antena separadamente, e eles sempre manterão na posição relativo para um ao outro.
Como a maioria dos radioamadores tem um acoplador de antena é muito mais barato, (muito mais simples) utilizar a fita geminada de 300 Ohms na antena e na descida e fica mais leve a montagem final da antena.