Na figura vemos o dito cujo em aparência e também na identificação da sua pinagem, contada ou numerada como é praxe nos Integrados em encapsulamento DIL, a partir da extremidade marcada, em sentido anti-horário, com o componente sendo observado “por cima”. Vamos detalhar as funções e acessos do 4017. Em seguida a tabela com as funções de cada pino desse CI.
1 – Saída de contagem 5
2 – Saída de contagem 1
3 – Saída de contagem 0
4 – Saída de contagem 2
5 – Saída de contagem 6
6 – Saída de contagem 7
7 – Saída de contagem 3
8 – Negativo da Alimentação
9 – Saída de contagem 8
10 – Saída de contagem 4
11 – Saída de contagem 9
12 – C/O (Carry Out) – Trata-se de uma saída especial, que apresenta um único pulso largo a cada 10 pulsos apresentados à Entrada de Contagem. Normalmente, é utilizado para “enfileirar” mais de um 4017, quando então fornece o sinal para excitação da Entrada de Contagem do próximo Integrado.
13 – C/E (Clock Enable) – É o pino “autorizador de clock”, ou seja, a contagem dos pulsos apresentados à entrada apenas se realiza com o pino 13 recebendo nível digital “0”. Com o dito pino 13 colocado em nível digital “1” o Integrado “não aceita“ os pulsos na sua entrada, não realizando a contagem nem a decodificação.
14 – C (Clock) – É o pino de entrada dos pulsos a serem contados ou sequenciados pelo 4017.
15 – R (Reset) – Enquanto estiver aterrado, o 4017 conta e sequencia os pulsos recebidos em sua entrada de clock. Porem assim que esse pino for ligado ao positivo, é reiniciada a contagem a partir do S0.
16 – Positivo da Alimentação (5 a 10V).
Funcionamento
Exemplo de Uso
Dica para geração de Clock