Este circuito dispara um alarme (no caso a buzina) e ao mesmo tempo corta a alimentação do sistema de ignição, em caso de haver a tentativa de roubo de um carro. O circuito é acionado por um sistema infravermelho.
Na figura 1 temos o diagrama do receptor, que deve ficar com o sensor em ponto visível no carro. Este sensor é um fototransistor que recebe o sinal de um transmissor.
Temos, além disso, as chaves sensoras que são colocadas nas portas do veículo de modo a serem acionadas na sua abertura. O circuito do transmissor infravermelho de controle é mostrado na figura 2.
Usamos este transmissor para ligar ou desligar o alarme, bastando para isso apontar o emissor para o sensor e pressionar S1.
O funcionamento geral pode ser resumido da seguinte forma: quando se pressiona S1 o fototransistor recebe o sinal infravermelho e o envia a dois transistores que excitam diretamente um 4017. Na saída do 4017 é ligado um relê que faz a comutação do alarme, ligando e desligando-o.
A alimentação vem da própria bateria do carro, sendo feita a sua ligaçáo conforme mostra a figura 3. Nesta figura também temos o modo de se intercalar o circuito do próprio carro ao alarme de modo que ele seja cortado em caso de disparo.
O LED serve para indicar quando o alarme esta ativado.
Este circuito dispara um alarme (no caso a buzina) e ao mesmo tempo corta a alimentação do sistema de ignição, em caso de haver a tentativa de roubo de um carro. O circuito é acionado por um sistema infravermelho.
Na figura 1 temos o diagrama do receptor, que deve ficar com o sensor em ponto visível no carro. Este sensor é um fototransistor que recebe o sinal de um transmissor.
Temos, além disso, as chaves sensoras que são colocadas nas portas do veículo de modo a serem acionadas na sua abertura. O circuito do transmissor infravermelho de controle é mostrado na figura 2.
Usamos este transmissor para ligar ou desligar o alarme, bastando para isso apontar o emissor para o sensor e pressionar S1.
O funcionamento geral pode ser resumido da seguinte forma: quando se pressiona S1 o fototransistor recebe o sinal infravermelho e o envia a dois transistores que excitam diretamente um 4017. Na saída do 4017 é ligado um relê que faz a comutação do alarme, ligando e desligando-o.
A alimentação vem da própria bateria do carro, sendo feita a sua ligação conforme mostra a figura 3. Nesta figura também temos o modo de se intercalar o circuito do próprio carro ao alarme de modo que ele seja cortado em caso de disparo.
O LED serve para indicar quando o alarme esta ativado.