Neste circuito temos o acionamento automático de uma bomba d’água quando o nível do seu reservatório está abaixo do sensor 1. O desligamento ocorre quando a água atinge o nível máximo, ou seja, o sensor 2.
Quando a água está abaixo do sensor 2, a porta inversora 2 está com nível baixo na entrada e alto na saída, saturando Q1, que coloca tensão no SCR. Quando a água está no nível mínimo, o sensor 1 coloca nível baixo na entrada da porta inversora 1, e alto na saída, o que provoca o disparo do SCR. O SCR mantém-se ligado, por suas características, e dispara a triac, ligando a bomba.
Quando a água atinge o sensor 2 (nível máximo) a porta inversora 2 tem sua saída levada ao nível baixo, o que causa o corte de Q1 e o desligamento do SCR. Nestas condições o triac também desliga e, com isso, a bomba. Este tipo de controle evita o funcionamento intermitente pelo balanço da água. O 4069 pode ser substituído pelo 4001 usado como inversor. A alimentação é feita com 15 V x 300 mA. Os sensores são fios com pontas descascadas.