Chave de código programável – Versão 01

 

 

Este circuito tem um teclado que poderá ser construído ou aproveitado de alguma máquina de calcular, ou semelhante, abandonada. Nesta parte do circuito temos os circuitos integrados LS93, LS139, LS153, LS08, e LS14 que funcionam como gerador de clock.

Quando a tecla for pressionada o circuito de varredura vai parar o clock e o valor do contador naquele instante será transferido para o segundo bloco do circuito que contém os circuitos integrados LS32, e LS154. O principal circuito integrado deste setor é o LS 154 que dependendo do código de entrada vai selecionar uma de suas 16 saídas. Daí vem a programação: as saídas deverão ser curto-circuitadas com as entradas dos flip-flops que estão ligados em cascata, ou seja, se os códigos não forem passados na ordem correta um flip- flop não habilitará o seguinte e com isso não teremos o acionamento do relé.

O terceiro bloco do circuito é a armadilha no qual a programação pode optar pelo uso de teclas que, se forem acionadas provocará o reset dos flip-flops. Este circuito é formado pelos circuitos integrados LS21 e LS08. E importante observar que, quando um código correto é digitado haverá um pulso no relé com o imediato resetamento dos flip-flops. Este pulso é gerado por um CI 555 monoestável que além de provocar o reset, também aciona um LED indicando que o código correto foi acionado.

No circuito armadilha foi acrescentado uma malha” power-on” que garantirá que o circuito está pronto para funcionar quando for energizado. Os componentes não são críticos com exceção do LS154 que não é muito fácil de se encontrar.

 

chave programavel 01

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados