O circuito que apresentamos liga e desliga automaticamente o compressor de ar de um aquário. Os ciclos são de permanecer ligado a cada 12 minutos e desligado cada 10 minutos.
O circuito tem por base um integrado 555 onde se obtém um sinal cuja frequência depende de R1, R2 e C1. Este circuito tem seu ciclo ativo dado pela relação entre R1 e R1+R2 que determinam o tempo que a saída do 555 permanece no nível alto e no nível baixo. Isso significa que, para alterar-se este ciclo, basta mudar os valores de e R2, desde que não sejam inferiores a 1K.
A saída do 555 controla diretamente um transistor que tem por carga de coletor um relé, no qual está ligada a bomba do compressor de ar.
Para inverter o ciclo ativo do circuito temos duas opções: Usar um transistor PNP em lugar de Q1 mas trocando-o de posição com o relé, ou então ligar a bomba nos contatos NF do relé.
A alimentação do circuito vem da própria rede de energia através de uma fonte convencional sem regulagem. No projeto original, o autor incluiu um diodo zener no controle da tensão, mas não colocou um limitador de corrente, o que pode causar a queima deste componente.
Como não se trata de elemento necessário, ele foi omitido.