Este circuito tem por função ligar e desligar uma motobomba (motor) de puxar água até um reservatório qualquer. Os LEDs 1 a 5 indicam o nível da água, sendo o LED 5 o indicador de nível mínimo e o LED1 o indicador de nível máximo.
Os resistores R4 a R8 formam o sensor que monitora o acionamento dos LEDs. Eles devem ser dispostos conforme mostra a figura. O sistema deve ser ajustado até que todos os LEDs apaguem quando a água estiver no nível mínimo e para que os LEDs seguintes acendam quando a água subir.
O motor deve ser acionado quando a água atingir o nível de R6 quando então o LED4 apaga. As operações de ligar e desligar não ocorrem em seguida dada a existência de temporização que serve para proteção. Assim, quando o LED 4 apagar há um tempo de 5 segundos para que o motor seja acionado.
O mesmo ocorre com o desligamento, mas com um tempo menor. Isso evita que seja enviada mais de um pulso ao flip-flop (4013). Existe ainda uma proteção formada por P2 (330 k), R32, D1 e C6 que, quando o motor estiver ligado e ocorrer uma falha ocorre o acionamento do LED6 indicando o problema de não subida da água, isso evita que o motor fique ligado “em aberto”, ou seja, sem haver água para bombear. Se Isso ocorrer podemos desligar pelo botão CH4. O LED 07 indica quando o motor está ligado. CH2, CH3 e o relé devem ter especificações de corrente de acordo com o motor usado, normalmente de 6 a 8 vezes a corrente nominal, CH3 opera na função manual e CH2 desliga o sistema automático. A fiação para o sensor pode ser comprida, já que podemos controlar a sensibilidade por meio de P1.
A distância entre os resistores deve ser constante para que haja linearidade de funcionamento. Lembramos que a fonte deve obrigatoriamente usar transformador, pois o circuito opera em contato com a água.