O circuito apresentado controla a rotação de um pequeno motor de passo, sendo constituído basicamente por quatro circuitos integrados de fácil aquisição. O circuito pode ser montado com facilidade numa pequena placa de circuito impresso.
O princípio de funcionamento do circuito é simples: trata-se de um 555 operando como clock para um contador up/down que por sua vez tem a saída ligada a um decodificador binário/decimal de duas entradas. Este decodificador gera uma sequência que será detectada pelas portas AND. Nas saídas das portas AND para bufferização temos transistores de potência que devem ser dotados de radiadores de calor.
O princípio de funcionamento do motor de passo exige a energização de suas bobinas numa sequência. A chave A serve para determinar o sentido de rotação enquanto que a B serve para livrá-lo ou travá-lo.
A velocidade de rotação pode ser ajustada através de um potenciómetro que atua na frequência do clock. Todos os resistores são de 1/8 W enquanto que os capacitores são para 16 V ou mais.