Este sistema possibilita transmitir os sinais de áudio de equipamento de som, televisores e outros para um receptor acoplado a um par de fones.
Os sinais são enviados por meio de infravermelhos permitindo ao usuário receber o som sem conexão física com os equipamentos. A utilização é bastante simples, bastando fazer a conexão do transmissor à saída de som do equipamento.
O receptor possui uma etapa amplificadora de áudio permitindo a conexão da maioria dos fones de ouvido comuns.
O sistema é bastante eficiente e seguro, pois a modulação na frequência utilizada o torna imune a ruídos.
Na figura 1, temos o diagrama do transmissor que utiliza 8 LEDs infravermelhos em série para maior potência. Para distâncias pequenas e com recursos ópticos podem ser usados menos LEDs.
O sinal amplificado pelo LM318 no transmissor modula em frequência um 566 que gera uma portadora de 100 kHz. O sinal modulado é entregue ao transistor de potência Q1 que o aplica aos LEDs. A profundidade da modulação, em função da intensidade do sinal é ajustada em P1 de 470K.
O sinal infravermelho modulado é recebido por 4 fotodiodos ligados em paralelo, veja o diagrama do receptor na figura 2. Se forem empregados recursos ópticos apropriados podem ser usados menos fotodiodos.
Este sinal é amplificado pelo FET Q2 e levado ao SO041P um circuito integrado detector de FM.
A configuração utilizada foi aproveitada do livro “Universo das Escutas” {Editora Saber).
O sinal detectado é levado a um transistor amplificador (Q1) passando pelo controle de volume (P1). A alimentação do transmissor é feita com 15 V e do receptor com uma bateria de 9 V. O receptor pode ser montado numa pequena caixa plástica que ficará junto ao usuário, apontada para o transmissor.