Fonte chaveada de 20A

 

 

Imagine uma fonte de 13.8V/20A para sua estação pelo mesmo preço de uma fonte de PC!

Bom, primeiro passo é conseguir uma fonte dessas. Ela deve ser de boa qualidade e ser de pelo menos 300W.

Foto 1 – Fonte original

 

fonte chaveada 20A 01

 

Segundo passo, abra a fonte, desolde todos os fios de: +12V, +5V, GND, PG, -5V e -12V. Depois retire o L2. Tem dois indutores na saída da fonte, um grande e um pequeno, o L2 é o pequeno. Na foto 2 você verá a fonte antes da retirada dos fios e do indutor, na foto 3 já sem os fios e o indutor. Se a sua fonte não tiver o indutor L2, retire o jumper que está no lugar dele. E se sua fonte for de outra marca e não tiver nada parecido com o indutor L2, simplesmente corte a trilha de saída dos 5V do transformador. A retirada desse indutor é apenas para tirar a referência de 5V do circuito regulador.

Foto 2 – Antes da retirada dos fios e do indutor

 

fonte chaveada 20A 02

 

Foto 3 – Após retirar o indutor e os fios

 

fonte chaveada 20A 03

 

Terceiro passo, solde um diodo zener de 7,5V com o catodo (lista) ligado ao +12V. O anodo do zener você solda no anodo de um diodo retificador qualquer (ex:1N4001, 1N4004, 1N4007…). O catodo (lista) do diodo retificador você liga ao +5V. Ligue também um capacitor de 100uF/16V ou 220uF/16V em paralelo com os diodos, com o negativo ligado ao +5V. Agora é só ligar juntos uns 2 ou 3 daqueles fios que você retirou dos +12V a um borne vermelho, e o mesmo do GND a um borne preto. Está pronta sua fonte chaveada de 13.5V/12A.

Foto 4 – Já com os diodos e o capacitor

 

fonte chaveada 20A 04

 

Esquema da Conversão

 

fonte chaveada 20A 05

 

Parte teórica

 

Na realidade o que fizemos foi “enganar” o circuito que regula a tensão de saída da fonte. O circuito regulador recebe +/- 5V da saída do transformador, tendo esse valor como referência, se a tensão de entrada da rede elétrica subir ou descer, o regulador trata de corrigir isso na saída. Então o que fizemos foi tirar essa referência com a retirada do L2. O circuito de regulagem ficou sem referência.

Colocando o diodo zener de 8.2V mais o retificador comum, tivemos uma diferença de 7,5V + 0.7V, totalizando 8.2V, some os 5V você terá 13.2V. Se você quiser ter exatamente os 13.8V, consiga uma combinação de zener com diodo retificador, ou mesmo com led (1.7V) até a tensão desejada.

O capacitor em paralelo é para eliminar um zumbido que aparece em algumas fontes, esse zumbido aparece apenas numa certa faixa de consumo de corrente. No caso proposto ele apareceu entre 500mA e 3A. Esse capacitor eliminou completamente o zumbido.

Essas fontes chaveadas tem proteção de sobrecorrente, curto e temperatura. Nesse protótipo conseguiu-se 20A sem que ela se desarme. Se você colocar a saída em curto, ela se desarma. Para rearma-la basta desligar a fonte, esperar uns 5s (a ventoinha dá uma girada), e liga-la novamente. Segue abaixo o esquema da conversão:

Outra detalhe, estivemos pensando sobre os possíveis defeitos que poderiam ocorrer com a conversão. Se os diodos entrarem em curto, a fonte desarma, mas se um deles abrir, ela eleva a saída para 28V. Bom, não custa colocar um varistor de 15V ou 20V em paralelo com a saída da fonte (+12V e GND). Se por algum motivo os diodos entrarem em curto, o varistor colocará a saída da fonte em curto e ela desarmará.

 

 

Fontes ATX

 

Hoje em dias as fontes são do tipo ATX, a diferença é que você terá que aterrar o fio verde para que ela funcione do mesmo jeito que as anteriores.

 

Responsabilidade

 

Esse modificação é fornecida apenas a título de experiência. Esperamos que a pessoa que vai fazer a modificação tenha algum tipo de experiência com eletrônica. Se você não sabe qual a função de um diodo ou mesmo de um resistor, peça a alguém com conhecimentos em eletrônica para efetuar a modificação para você.

 

Outra maneira de modificar sua fonte de PC

 

1º Passo: Identifique todos as saídas de tensão.

  • Fio vermelho: +5V
  • Fio preto: negativo
  • Fio azul: -12V
  • Fio branco: -5V
  • Fio verde (fonte ATX): aterrar ao negativo.
  • Fio amarelo: +12V

2º Passo: Retire todos os fios.

3º Passo: Solte os fios do toróide do +5V e coloque em paralelo com o fio de +12V (o +5V vai ficar desconectado).

4º Passo: Substitua o capacitor do -12V por um outro capacitor de 220uF x 25V.

5º Passo: Ligue o circuito abaixo entre a saída de +5V e a de 12V.

6º Passo: Coloque um filtro de RF na saída da fonte.

 

fonte chaveada 20A 06

 

7º Passo: Colocar um filtro de linha na entrada da fonte, figura abaixo:

 

fonte chaveada 20A 07

 

Esquema da conversão

 

fonte chaveada 20A 08

 

ATENÇÃO

 

O dissipador de alumínio é ligado diretamente a fase da rede elétrica, não tente tocá-lo para verificar se a fonte está esquentando, pois como existe um dobrador de tensão na entrada, poderá levar um choque de mais de 200V! Não manusear a fonte descalço.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados