Todo técnico ou mesmo hobista sabe da importância de se ter na bancada uma fonte de alimentação com a maior gama possível de tensões e intensidade máxima de corrente razoável.
A excelente fonte apresentada tem as seguintes características:
- Entrada: 110/220V
- Saída: ajustável entre 3 e 35 V
- Corrente máxima: 4 amperes
Esta fonte possui ainda indicador de curto-circuito e proteção contra estes mesmos curtos-circuitos.
Conforme podemos ver, a retificação é feita por 4 diodos e a regulagem vem de um LM723 que excita, com uma tensão de referência, uma etapa de potência com transistores T1P31 e 2N3055. Este 2N3055 deverá ser montado num bom radiador de calor.
Os resistores R1 e R4 e os potenciômetros PT1 e PT2 formam um divisor de tensão com saída variando entre 3 e 35 V que dá a referência para o integrado fornecer a tensão de saída.
R7, R11 e Q3 formam o circuito limitador de corrente que atua no caso de curto acidental na saída. O led D6 acende se isso acontecer.
O instrumento Ml é opcional já que se trata de componente caro.
O radiador de calor com o transistor 2N3055 deverá preferivelmente ser montado do lado de fora da caixa.
Na montagem deve ser tomado especial cuidado com a colocação dos componentes polarizados. O transistor Q1 não necessita de radiador de calor.
O ajuste de TP1, que é montado fora da placa, depende da comparação com um multímetro comum ligado na saída da fonte, para calibração de seu próprio instrumento.