Esta fonte de alimentação, bastante sofisticada, mas usando basicamente somente componentes discretos (um único integrado) fornece tensões na faixa de 0 V a 30 V e correntes de até 5 A.
Um relê é utilizado de modo a minimizar a dissipação de calor dos transistores, conforme a tensão de saída. Assim, quando a tensão de saída está na faixa de 0 V a 13,8 V, o relê permanece desenergizado e na faixa de 14 V a 30 V ele permanece ligado. Com isso temos duas faixas de tensões aplicadas à etapa de potência.
Como a dissipação depende da diferença de tensões entre entrada e saída, com menor tensão aplicada nas saídas de menor tensão, temos também menor dissipação.
Para ajustar o restante do circuito:
Sem carga na saída, ajuste TP2 com P2 e P3 na resistência máxima para obter 30V na saída. Ajuste TP5 para que haja a leitura correta da tensão no instrumento ligado na saída (voltímetro). Use um voltímetro externo como referência.
Com uma resistência de 10 Ohms x 5O W na saída, abra P3 1/4 de volta e gire P1 para obter a máxima corrente (a tensão deve variar atuando em P3, caso contrário, a fonte estará sem proteção de corrente).
Ajuste TP1 com cuidado para a máxima corrente. Com P1 todo aberto deve-se obter 5 A.
Sem carga e com P1 todo fechado, ajuste TP5 para que não haja bloqueio da tensão (P3 deve estar com 1/4 de volta), quando fechar P1 e a tensão na saída zerar, ajustar TP6 para que a tensão se mantenha estável com P1 fechado.
Ajustar TP4 para coincidir a escala do amperímetro com a corrente real monitorada por um amperímetro externo.