Foto Interruptor

 

 

Esta montagem é aplicada numa rede de 110 V em corrente alternada o circuito terá a função de acender automaticamente uma lâmpada quando escurecer e apagar quando clarear o ambiente. No circuito será usado um LDR.

 

foto interruptor

 

Funcionamento

 

Quando a luz ambiente incide sobre o LDR, sua resistência é reduzida expressivamente, fazendo com que acorrente vinda do potenciômetro 100K seja desviada para a massa e retornado para rede bem fraca (poucos mA), fazendo com que não haja tensão suficiente para disparar os diacs, sendo assim o consumo de energia no circuito será baixa, então não havendo o acionamento do SCR a lâmpada não acenderá.

Quando não há incidência de luz no LDR, consequentemente a sua resistência será altíssima ( ±470 KQ), com isso a corrente vinda do potenciômetro 100 K, será conduzida para os Diacs, que por sua vez dispararão e acionam o SCR através da entrada Gate, fazendo com que a corrente passe diretamente de Anodo para Catodo, o SCR sendo acionado acenderá a lâmpada Ao conduzir a corrente, o SCR se comporta como um díodo. Para que não haja um a retificação em meia onda no SCR, se estivesse ligado diretamente a rede alternada, usamos uma ponte de diodos antes do SCR para retificar em onda completa a tensão de entrada do SCR.

Por motivo de tensão de disparo, visamos dois Diacs em série, pois são de ±24 V a tensão de disparo de cada Diac usado, o circuito que montaremos exige uma tensão de disparo superior a 24V,usando dois em série a tensão de dispare sobe para ±48V, portanto se for usado um diac de 24V o circuito não terá função, pois ficará constantemente ligado, independente do funcionamento do LDR, ou seja a lâmpada ficará sempre acionada.

Os potenciômetros 100K e 5K servem para ajustar a sensibilidade do disparo, configurando o disparo de acordo com a intensidade de luminosidade do ambiente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados