Este circuito gera sinais de vídeo e possui múltiplas aplicações: quando acoplado a outros módulos auxiliares permite transformar um TV em Analisador Lógico de 8 canais, em osciloscópio para baixas frequências (áudio) ou em outro dispositivo do mesmo tipo, dependendo da criatividade do usuário. O circuito também pode ser usado como gerador de padrões para auxiliar na análise de circuitos de luminância de um televisor.
O módulo principal (figura 1) gera os sinais de sincronismo horizontal e vertical e ainda faz o endereçamento da tela. O sinal de vídeo com sincronismo negativo está disponível na saída de vídeo, podendo ser acoplado diretamente a aparelhos de TV com entradas A/V (Áudio/Vídeo) ou através de modulador de RF.
Os conectores de A até V fazem a conexão do módulo principal aos módulos auxiliares, sendo que os de A à H fornecem o endereço binário das 192 colunas, e os conectores de J a Q o endereço das 262 linhas da tela. O sinal de vídeo gerado pelos módulos auxiliares é enviado ao principal através do conector V.
O módulo Analisador Lógico (figura 2) possibilita a exibição de até 8 sinais digitais simultaneamente.
As entradas D0 a D7 são ligadas aos pontos a serem testados, e a entrada GRAVA ao clock do circuito em teste.
Ao ser enviado um pulso positivo à entrada INÍCIO, os sinais D0 a D7 passam a ser gravados na RAM na mesma velocidade do clock do circuito em teste (Max 1 MHz), e quando o número de bytes gravados na RAM atingir o pré-determinado em S, o circuito exibe os sinais gravados na TV. São exibidos conjuntos de 16 bytes de cada vez, sendo a seleção feita através do push-button PB1 (o circuito só aceita sinais com níveis TTL).
O módulo gerador de vídeo (figura 3) produz uma escala de tons de cinza com utilidade para análise de circuitos de luminância de TV (com um modulador de RF externo). As chaves S1 e S2 fazem a seleção entre barras horizontais, verticais ou mistas (quadrículas).
O módulo osciloscópio (figura 4) permite a exibição de sinais de baixa frequência (áudio) com uma tensão máxima de entrada de 110 V, mas que pode ser ampliada com alteração no resistor de entrada.
A fonte de alimentação de 5 V deve ser estabilizada com pelo menos 600 mA, sendo recomendada a instalação de capacitores de 100 nF junto a cada pino de alimentação dos CIs.