Iluminação de Emergência

 

 

Este circuito reúne num único sistema três dispositivos de grande utilidade:

 

  • Alarme de falta de energia
  • Iluminação de emergência
  • Recarregador de bateria.

 

A iluminação é feita a partir de uma lâmpada de 12V ligada a uma bateria de carro.

O funcionamento do circuito é o seguinte. Enquanto houver energia na rede o transformador estará energizando o relê K1 o qual manterá desligado o sistema de aviso. Na falta de energia o relê desenergiza e ativa o sistema de alarme sonoro e luminoso.

O sistema de alarme é formado por um oscilador de áudio acoplado a um pisca-pisca e todo o sistema é alimentado por uma bateria de carro.

Para desligar o sistema é só atuar sobre SI. Para se obter a iluminação da lâmpada L2 é só acionar S3. Esta lâmpada poderá ser usada para iluminar determinado local por tempo que depende da capacidade da bateria usada.

Quando a energia voltar, se a bateria estiver fraca, basta acionar S4 que entra em ação o recarregador. O tempo de recarga é de 7 a 12 horas para uma bateria que esteja fraca. A lâmpada L3 é obrigatória no circuito pois limita a corrente de carga.

 

Prova de Uso:

 

Posicione S1 conforme a rede local; ligue S2 e desligue S3 e S4.

Ligue o cabo de alimentação na tomada e ligue os conectores na bateria observando a polaridade. Desligue o cabo da tomada O sistema de alarme sonoro e luminoso deve ser acionado automaticamente.

Para desligar o sistema use S2. Ligue S3. A lâmpada L2 deve acender com o máximo brilho. Caso L2 não acenda com o máximo brilho, ligue novamente o cabo de força na tomada e acione S4 para que a bateria entre no processo de recarga. Depois da recarga refaça os testes. Feitos os testes e estando o aparelho pronto para instalação definitiva é só usa-lo.

 

iluminacao emergencia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados