Inversor Multiuso

 

 

Para quem aprecia as delícias dos camping, acampamentos e ranchos e querem desfrutar das comodidades da televisão, da lâmpada fluorescente, do estéreo, do liquidificador, do ventilador etc., esse inversor deverá resolver os problemas, ele funciona partir de uma fonte de 12V, ou seja, uma bateria de automóvel, fornecendo a tensão nominal de 120 vac; uma tensão alternada como a da rede domiciliar de sua casa. A potência elétrica desse inversor (uma característica elétrica de suma importância) ira depender dos transistores usados para Q1 e Q2 (veja esquema seguir) e do transformador a ser usado em T1. Dependendo dessas escolhas para Q1, Q2 e T1 o inversor poderá ter potência de 1 a 1 000 w (de 0,001KW a 1 KW).

 

inversor multiuso

Componentes:

 

  • C1,C2 = 68uF x 25V, Tântalo
  • R1,R2 = 10R x 5W
  • R3,R4 = 180R x 1W
  • D1,D2 = HEP – Diodo de Silício
  • Q1,Q2 = 2N3055 NPN
  • T1 = 12V+12V com terminal central
  • Miscelânea = Fios, dissipadores, tomadas de saída, etc.

 

Notas:

 

1 – Q1 e Q2, assim como T1, como dissemos, determinam a potência elétrica disponível desse inversor. Se Q1 = Q2 = 2N3055 e com T1 para 15A, esse inversor terá potência de cerca de 300 watts. Transformadores e transistores mais “parrudos” fornecerão maior potência.

2 – O caminho recomendável para adquirir um bom T1 é reaproveitar um velho transformador para micro-ondas. Tais transformadores são projetados para cerca de 1kW e são excelentes. Uma loja de conserto de TV ou de utilitários eletrodomésticos devem ter na sucata tais transformadores que foram substituídos. Procure o transformador de maior potência. Após remover com todo cuidado o capacitor que o acompanha (cuidado, pois pode ainda estar carregado) leve, a seguir, tal transformador, para uma casa de enrolamentos de transformadores e motores. Combine com o técnico que o atender para que remova o velho secundário de 2000 V (com cuidado para não danificar o enrolamento primário) e o substitua por um enrolamento de 24 espiras com terminal central [enrolar 12 espiras, deixar uma argola para fora (terminal central) e enrolar mais 12 espiras]. Da espessura do fio utilizado dependerá quanto de intensidade de corrente você poderá usar. Tais intensidades de corrente devem ser compatíveis com os transistores escolhidos para Q1 e Q2. Lembre- se que os 2N3055 suportam no máximo 15A cada.

3 – Não se esqueça que, solicitando altas correntes da bateria (para conseguir as altas potências do inversor) seu tempo útil de operação diminui … cuidado ao usar a bateria do próprio carro!

4 – Uma vez que esse inversor fornece os 120 VAC, convém colocar fusíveis protetores em sua saída, adequados a cada fim que se destina.

5 – Você deve usar capacitores de tântalo para C1 e C2. Eletrolíticos comuns se aquecerão demasiadamente e uma explosão será iminente. Esses capacitores da lista, de valores 68uF x 25V, não admitem substituições.

6 – Substituições indevidas poderão impedir o correto funcionamento desse inversor.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados