Muitos circuitos de luz de emergências se caracterizam peia grandeza de quantidade de componentes como, transistores, resistores e capacitores o que os encarece bastante.
Este circuito é muito mais simples e não faz uso de tantos componentes especiais, observe o leitor pelo diagrama apresentado que o circuito faz uso de alguns componentes básicos e de baixo custo, como uma ponte de diodos, bateria de automóvel e também um relé
O capacitor de 2 uF deve ser de poliéster com uma tensão de isolamento de 400 V se a rede for de 110 V e 600 V caso a rede seja de 220 V.
A lâmpada pode ser qualquer uma de 12 V e o relê é de 12 V. O zener é de 12 V com 400 mW ou mesmo 1 W. A bateria permanece em constante recarga enquanto há energia na rede e o consumo é muito baixo, da ordem de alguns miliampères, levando-se em consideração que a lâmpada fica constantemente desligada. Quando a energia é cortada o relê comuta e fornece energia à luz de emergência (lâmpada). O circuito pode ser alimentado em rede de 110 ou 220 V.