Objetivo
Evidenciar o princípio de funcionamento dos transformadores.
Montagem
Construa duas bobinas toroidais, ambas com fio de cobre esmaltado #24; uma com 200 a 300 espiras e a outra com 100 a 150 espiras.
Coloque a bobina pequena dentro da bobina grande, ajustando bem. Aos terminais A e B da bobina pequena ligue uma lâmpada para 6V (usadas em lanternas de 4 pilhas). Sempre é bom dispor de soquete para tal lâmpada para facilitar as ligações e as trocas. Na falta dele, basta soldar as extremidades dos fios A e B (devidamente lixadas) aos terminais da lâmpada.
A bobina grande leva, em série, um soquete para lâmpada incandescente comum, como se ilustra em (c):
Ligue o cordão de força na tomada elétrica domiciliar e observe o brilho da lâmpada pequena. Faça essa observação usando no soquete comum lâmpada de 40W, 60W, 100W e 200W. Não demore demasiado nessas observações para evitar aquecimento exagerado na bobina grande.
No interior do conjunto passe um feixe de lâminas de ferro. Repita todo o procedimento anterior para essa nova situação … núcleo de ferro dentro das bobinas.
Em (d) ilustramos as lâminas envolvendo as bobinas e, com isso, maior concentração das linhas de indução, aumentando a corrente induzida no secundário (bobina menor). Repita todo o procedimento anterior novamente, observando o brilho da lampadinha. Troque a lâmpada (40W, 60W, 100W e 200W) em cada observação.
Se você tirar o núcleo de lâminas de ferro e enrolar um fio de ferro (tipo do caderno espiral) envolvendo todo o enrolamento, o efeito em questão será mais evidente ainda.
Esse experimento é recomendado para ser exibido em sala de aula, por todos os professores de eletromagnetismo. Mãos à obra.