Multiplex para transmissor de FM

 

 

Este circuito gera um sinal multiplexado a partir do áudio obtido de um mixer. servindo para diversas aplicações tais como a modulação de um transmissor de FM experimental ou ainda da um gerador de calibração.

Neste circuito os sinais de áudio de cada canal são enviados a amplificadores operacionais do tipo 741, que fazem sua amplificação assim como de uma entrada de microfone única com um FET como pré-amplificador.

Os sinais são depois de amplificados levados a um conjunto de chaves analógicas CMOS contidas num 4066, a partir de onde a multiplexação é feita pelo sinal piloto gerado pelo clock duplo formado pelo circuito integrado 4047.

O 4047 consiste num oscilador de 38 kHz, frequência está que deve ser ajustada por P1.

O sinal multiplexado é enviado a partir dos pinos 2 e 3 do 4066 a outro amplificador operacional 741 que faz sua mixagem com o sinal piloto de 19 KHz que deve ser transmitido.

Este sinal é obtido pela divisão por 2 a partir de um 4013 do sinal gerado pelo 4047, de 38 kHz.

Obtemos então o sinal composto na saída do 741 para uso externo, por exemplo, na modulação de uma etapa transmissora.

Como se trata de circuito que opera com sinais de áudio, as conexões de sinais devem ser blindadas e a fonte deve ter excelente filtragem. O único ajuste é o da frequência do sinal piloto, feita em P5, o qual pode ser tanto realizado com base num frequencímetro utilizando-se um pequeno transmissor de FM a por referência o acendimento do LED na recepção estéreo de um sintonizador de FM comum.

 

multiplex fm

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados