Multiplex Stereo

 

 

Este circuito tem por finalidade multiplexar sinais de áudio, possibilitando assim sua transmissão em FM estéreo. O circuito pode ser usado para modular transmissores de qualquer potência que admitam na sua entrada sinais de áudio de pequena intensidade.

O uso de um cristal de 2432 kHz garante excelente estabilidade ao circuito na geração do sinal piloto de 19 kHz e do sinal de 38 kHz.

Na figura temos o diagrama do aparelho, que pode ser mais facilmente analisado por blocos.

No primeiro bloco temos um filtro de áudio do tipo passa-baixas, formado por X1 e X2. No segundo bloco temos um pré-amplificador de alto ganho que usa um MC1458 (versão dupla do 741). A seguir, um circuito integrado 4066 faz a multiplexação por meio de suas chaves analógicas internas. O oscilador tem por base um 74LS04 e um cristal de 2432 kHz. CV1 faz um ajuste da frequência numa faixa estreita. Um CI 4040 faz a divisão dos sinais por 32, enquanto que um 4013 faz nova divisão por 4 (duas divisões sucessivas por 2).

Assim, o sinal de 76 kHz do 4040 é levado a 38 kHz no primeiro flíp-flop e 19 kHz no segundo.

Este sinais são usados para comandar a chave multiplexadora e formar o sinal piloto.

Todos os resistores usados são de 1/4 W ou maiores, e os eletrolíticos têm tensões de trabalho de 25 V ou mais. O transformador T1 tem primário conforme a rede de energia e secundário de 10 + 10 V com 900 m A ou 1 A. Os circuitos reguladores de tensão devem ser montados em bons radiadores de calor.

 

multiplex stereo

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados