Música com gerador de tons

 

 

Este circuito gera uma sequência de tons que são ajustados nos trimpots de P1 a P10. Se ajustados de maneira apropriada ao acionarmos o circuito teremos a execução de uma melodia com 10 notas. Os pulsos que determinam a velocidade de execução da música, são ajustados em P11 que controla a frequência do oscilador unijunção. Os pulsas gerados são contados pelo 7480 e depois decodificados pelo 7442 que fornece uma saída de 10, de acordo com a contagem.

A cada saída alimentada, o trimpot correspondente polariza o oscilador pelos dois transistores complementares Q2 e Q3 gerando um tom diferente que é reproduzido no alto-falante, uma melhoria do timbre pode ser conseguida com a ligação de um resistor de 1 kOhm em série com C2. P12 em alguns casos pode ser eliminado se houver tendência do circuito oscilar de modo contínuo.

A alimentação pode ser feita com fonte de 12 V com corrente de pelo menos 250 mA. O diodo zener de 5 V pode ser substituído por um Cl 7805 já que os Integrados são TTL e exigem esta tensão de alimentação.

 

musica gerador tons

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados