O projeto apresentado a seguir serve de base para uma emissora de FM experimental, observando-se as restrições legais de sua operação.
A potência de saída, que depende dos transistores usados e da tensão de alimentação, pode ficar entre algumas centenas de miliwatts até aproximadamente 3W.
A etapa osciladora de RF em contrafaze pode ser de transistores de baixa potência como o BF494 se a tensão de alimentação for de 6 V ou então transistores de maior potência como o 2N3553 caso em que a alimentação for de 12 V.
A frequência de operação é dada por L1 que tem 3 espiras de fio de 8/10 mm com tomadas centrais e diâmetro de 8 mm.
A operação será feita entre 100 e 108 MHz com o ajuste fino feito em C10.
A antena será conectada ao circuito por meio de cabo coaxial de 60 a 70 ohms. Um trimmer ligado entre o transmissor e a antena permite o ajuste máximo do ganho.
No protótipo a antena foi uma vareta de antena interna de TV de 90 cm. A modulação vem de um amplificador de áudio com o integrado 741 que aplica seu sinal de áudio diretamente a uma varicap BB105G.
Os capacitores da etapa transmissora devem ser cerâmicos e os resistores de 1/8 ou 1/4 W.
O ajuste de ganho do 741 pode ser feito através de alteração do resistor R4 em função da intensidade da fonte de sinal, de modo a se evitar a sobre modulação.
A figura apresenta o diagrama completo do aparelho.