Partimos do ponto que pestes como ratos, camundongos, etc são repelidos por frequências ultrassônicas na faixa de 30kHz a 50khz. Humanos não podem ouvir esses sons em alta frequência.
Infelizmente, todas as pestes não reagem da mesma forma a frequência ultrassônica, enquanto algumas pestes são repelidas a 35kHz, outras são repelidas na faixa de 38 a 40 kHz. Então, para aumentar a eficiência do circuito, a frequência ultrassônica precisa ser variada continuamente entre certos limites. Tendo isso em mente, a frequência de emissão de som ultrassônico do circuito é continuamente variada em degraus automaticamente. Foram usado cinco degraus de variação, mas você pode adicionar até dez degraus se desejar. Para cada pulso de sincronismo do amplificador operacional IC1 CA3130 (que foi configurado aqui como oscilador quadrado de baixa frequência), a saída lógica 1 do IC2 CD4017 (configurado como contador decádico) alternado Q0 até Q4 (ou Q0 a Q9). Cinco amostras de sinal, VR2 até VR6 (cada um conectada a saída Q0 até Q4) são configuradas para diferentes valores e conectadas ao pino 7 do IC3 (NE555). VR1 é usado para mudar a frequência do pulso de sincronismo (clock). IC3 está configurado como multivibrador astável operando numa frequência em tomo de 80 kHz e com saída assimétrica IC4 é o CD4013, um flip-flop tipo D que entrega os sinais simétricos de 40kHz nas suas saídas Q e Q (barrado) que, por sua vez são amplificados pelos transistores Tl, T2,T3 e T4 em configuração “push-pull”, após o sinal ser devidamente amplificado é jogado num tweeter piezo de alta frequência. Para os chatos ajustes de frequência, você pode usar um osciloscópio, e, na sua falta, o ajuste deve ser feito na base do teste e erro.
Este repelente de pestes é mais eficiente que os encontrados por aí justamente porque implementamos um a função para cobrir um a faixa de frequências e atingir um numero maior de pestes. Se você não precisa de muita potência na saída do circuito, então o cristal transdutor pode ser diretamente conectado através das saídas Q e Q(barrado) de IC4 (o amplificador transistorizado não se faz necessário).