Sem Tarifa Telefônica

 

 

Black-Box

 

O intuito desse projeto é a mera curiosidade acadêmica. Não tentem fazer isso em casa, crianças… Pode ser perigoso.

O Autor não se responsabiliza por eventuais usos indevidos deste. Ele, inclusive, desaconselha seu uso.

O intuito desse arquivo é mostrar como, por hipótese, pode-se fazer com que uma chamada recebida não seja tarifada.

 

Inconvenientes

 

  • A ligação fica um pouco mais baixa do que o normal.
  • A linha costuma cair apos pouco mais de 1 minuto e meio.

 

Material

 

  • Fio elétrico
  • Telefone com tomada padrão Telebrás macho
  • Um interruptor com duas posições fixas
  • Uma resistência (O valor ideal da resistência é ignorado até o momento, mas parece mudar de acordo com cada central telefônica. Mas um número ideal a todos será divulgado apos pesquisas técnicas que estão sendo realizadas).

 

Instruções

 

Abra o seu plug padrão Telebrás. Esse plug é aquela coisa quadrada preta e com quatro pernas chatas que tem no final do fio de seu telefone.

Se você não tiver esse plug, compre um, que é legal.

 

Observe o esquema:

 

sem tarifa 01

 

Normalmente seu fone usa apenas as chapas A e B. Você pode observar, ao abrir o plug do seu fone, que há dois conectores juntos no ponto A e um outro no B.

A ordem pode ser diferente, não importa. Use o que tem apenas um conector, por ser mais fácil de se trabalhar.

Transfira o conector (aquele fiozinho que entra no seu telefone) do ponto B ao ponto C. Assim o ponto B está conectado apenas á linha, e o C ao seu fone.

Junte as duas perninhas do resistor entre o ponto B e o C. Não é aconselhável o uso de solda. Enrole no parafuso da chapa, mesmo.

Se você usar o seu telefone assim, ele estará mais baixo. Se a resistência que você escolheu for adequada, você NÃO ouvirá o tom de discar ao tirar o fone do gancho. Se receber esse sinal, use uma resistência maior. O problema de uma resistência alta é apenas que o som ficaria baixo.

Agora você precisa de um controle para o seu telefone poder voltar ao normal, e você poder operá-lo normalmente. Para isso, pegue o interruptor e ligue cada contato deste com os pontos B e C. Assim, quando você puser o interruptor na posição que fecha o contato, o seu telefone será um telefone comum.

Feito isso, feche a caixa com as ligações dentro (esmague os componentes se não conseguir fechar) e pronto. Seu telefone possui BLACK BOX.

 

Manual do Possuidor

 

Você, feliz possuidor de um BLACK BOX, pode oferecer a seus amigos a oportunidade única de ligarem para sua casa sem pagarem nada. O lance é que a Telesp começa a tarifação a partir do momento em que a pessoa que recebe a chamada (você) tira o fone do gancho. Isso eles interpretam como uma queda na corrente de sua linha. O que a resistência faz é apenas oferecer uma intensidade insuficiente para o inicio da tarifação, mas suficiente para você poder escutar bem o que a outra pessoa fala, e vice-versa.

O procedimento na hora da ligação é simples. Basta, quando receber a chamada, por o interruptor de modo a ativar a BLACK BOX. Aí basta pegar o telefone normalmente.

Esse procedimento é bem mais simples do que o descrito em outros lugares, e funciona realmente, ao menos para os valores de resistência testados em nosso Centro de Pesquisas. O outro meio, de se pegar no fone o mais rápido possível, apenas para parar de tocar, não é necessário e ainda oferece grande risco de, no caso de não se ser bem rápido, começar a contar os impulsos.

Testes ainda estão sendo feitos quanto á resistência ideal, mas tente algo como 4K, ou algo assim.

É recomendável que, após a instalação, seja feito o Teste do Orelhão, que é a chamada, em um horário predeterminado, de alguém em um orelhão para o fone em que foi instalado o BLACK BOX. Se a pessoa no orelhão conseguir falar sem fichas com você, um outro telefone não paga impulsos.

Lembre-se que você não deve fazer esse dispositivo, e esse arquivo é apenas uma curiosidade. O Autor não se responsabiliza por nada e nem quer saber de nada.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados