Este sistema de alarme é composto por duas placas que são montadas uma sobre a outra de modo a ocupar menos espaço. O sistema possui bateria que o alimenta em caso de corte de energia da rede elétrica. Além disso, ele é dotado de um travamento automático que aciona o sistema em caso de qualquer fio de ligação ao sensor ser cortado.
Funcionamento: a chave S1 liga e desliga o sistema, enquanto o fusível F1 faz a proteção do circuito. Ao ser acionado S1, o relê K1 liga alimentando o circuito pela fonte. Nestas condições os LEDs 1 e 2 acendem. Caso ocorra um corte de energia o relê K1 desliga, passando a alimentação à bateria B1. Neste caso somente o LED2 acende.
O reed-switch serve para monitorar o local protegido. Podem ser ligados tantos reed-switches quantos forem os locais protegidos, desde que ligados em série.
Na abertura de uma porta ou janela, o reed-switch abre, acionando K2 que por sua vez aciona uma sirene. Nesta. condição o LED3 acende indicando que o alarme foi acionado. Se o intruso fechar novamente a porta ou janela, o alarme não desliga. Para desativar o alarme devemos atuar sobre S1.
No caso de uma residência deve ser previsto um interruptor oculto do lado de fora para ativar e desativar o sistema.
A chave S2 faz a seleção da tensão de alimentação. O transformador tem secundário de 12 V x 1,5 A. Os relês utilizados são Metaltex do tipo K1 = MCRC1012 e Ks, = G1RC2. Na saída de áudio pode ser usado alto-falante ou corneta, esta última com melhor rendimento.