Este sistema de loudness consiste num reforçador composto por uma rede de resistores e capacitores que enfatizam os graves, dando assim uma “coloração” especial aos sons reproduzidos.
Depois da rede de resistores e capacitores temos a aplicação do sinal a um pré-amplificador formado por metade de um circuito integrado 4558. Após esta amplificação o sinal vai para a outra metade do mesmo circuito integrado, onde recebe nova amplificação.
Entre o primeiro e o segundo amplificador temos o controle de volume, que permite ajustar o circuito de modo a não haver sobrecarga e distorções, e também isolar a entrada do amplificador.
Como se trata de circuito de áudio, as ligações de sinal devem ser curtas ou então blindadas. A chave de 2 polos x 2 posições permite comutar a função do circuito de loudness para um simples pré-amplificador de áudio.
Na fonte, o transformador tem enrolamento comutado de 2 tensões ou então de acordo com a rede local. O secundário pode ser de 12+12 V ou 15+15 V com pelo menos 100 mA de corrente.