O projeto a seguir é um sonofletor de graves do tipo linha de transmissão.
Este sonofletor é uma caixa acústica não ressonante, apresenta baixa distorção, pouca coloração e boa resposta a transientes. Sua baixa sensibilidade é sem duvida uma característica negativa, mas seu reduzido custo de fabricação aliado à boa reprodução fazem dele uma ótima alternativa para os apreciadores da boa música, que não dispõem de muitos recursos financeiros.
A caixa foi desenhada originalmente para o alto-falante Snake KE 440 de15 polegadas, mas outros modelos podem ser utilizados com sucesso.
Construção:
Para a construção pode ser utilizado chapa de compensado naval de 20 mm ou mais, ou então MDF de igual espessura .
Preencha a caixa com algodão industrial, tomando o divido cuidado para o mesmo não tocar o cone do falante. Use um pouco de cola para fixar o algodão. “Não deixe-o solto no interior da caixa!”.
Concentração de algodão no interior do sonofletor
As laterais devem ser coladas e fixadas por meio de parafusos de rosca soberba.
Outra coisa: Se você quer ter qualidade na reprodução dos médios e agudos nunca use cornetas para reproduzi-los, cornetas só são admitidas em uso profissional, onde se requer grande pressão sonora a longas distâncias.
De preferência a transdutores do tipo DOMO, os quais proporcionam uma reprodução bastante razoável e não custam muito caro.
No presente projeto foi utilizado um falante de 5” com suspensão em espuma para a reprodução das frequências médias.
O falante foi acoplado a um tubo de papelão com 50 cm de comprimento por 15 cm de diâmetro e paredes de 10mm.
Preencha completamente o tubo com algodão industrial, na extremidade do tubo, que fica na parte posterior da caixa, recubra-a com tecido fino.
Tenha cuidado para não deixar frestas entre o tubo e as chapas da caixa, use adesivo de silicone para preencher as frestas.
Para reduzir as distorções de irradiação dos agudos e médios, cole uma manta de feltro ou espuma com aproximadamente5 mm de espessura sobre o painel frontal da caixa.
O sonofletor deve ser utilizado em conjunto a um bom crossover eletrônico de 12 ou 24 dB / 8ª com frequências de transição em torno de 600 Hz ou 1 kHz para os médios e 5 KHz para os agudos.
Um filtro passa altas de 12 dB / 8ª com frequência de transição em 20 Hz é aconselhável.