Uma fonte simples com um funcionamento perfeito. Você vai se amarrar nessa fonte que usa componentes que podem ser encontrados na sua sucata. O esquema estar no desenho abaixo:
Na entrada (+25V) você pode usar o circuito retificador que você está acostumado a usar, contanto que dê 25Volts na saída. Você pode até usar na entrada desta fonte mais tensão, para isso você deverá trocar o diodo zener de 9v1 e o resistor de 1K2( que se encontra no cursor do trimpot de 100R), isso será de acordo com a tensão que você quer na saída da fonte. O trimpot de 100R serve para ajustar o circuito anticurto da fonte (sensibilidade). O botão S1 é um push-botton do tipo normal aberto. A bobina L1 consta de mais ou menos 40 espiras de fio nº 18 em 3 camadas enroladas num bastão de ferrite (antena de rádio A.M). O transistor Tip42 deve ter um pequeno radiador de calor. Os dois 2N3055 devem possuir um radiador de calor maior e que fiquem de preferência no lado de fora da caixa. Você pode colocar mais transistores em paralelo com os dois 3055, contanto que esses transistores também sejam 3055.
Abaixo você encontrará o circuito indicador de curto:
Quando a fonte detectar a presença de curto o led1 do circuito indicador de curto estará aceso e você notará que não há presença de tensão na saída da fonte. Para que a fonte volte a funcionar normalmente você deverá pressionar o Botão S1.