Testador de 555 e 741

 

 

O circuito apresentado destina-se a facilitar o teste dos dois circuitos integrados mais comuns: o timer 555 e o amplificador operacional 741.

Para operar o aparelho, basta colocar a chave seletora na posição correspondente ao integrado em teste e o estado do componente será indicado pelo LED. Seu funcionamento é simples:

Para o Teste do 555, o integrado é ligado na configuração astável, entrando em oscilação se estiver em bom estado. A frequência de 1 Hz fará o LED piscar. Se isso não ocorrer o integrado encontra-se com problema.

Para o teste do 741, o integrado é ligado como comparador de tensão.

Na entrada inversora (pino 2), temos um divisor de tensão formado por dois resistores de mesmo valor, aplicando-se então na entrada em questão uma tensão igual à metade da fonte.

Na entrada não inversora (pino 3), temos um interruptor de pressão NA que ao ser pressionado aplicará uma tensão igual à da fonte nesta entrada. Nestas condições o LED deve acender indicando a comparação e consequente variação de tensão ocorrida nas entradas do CI em teste. Caso o LED fique aceso na ausência de acionamento do interruptor de pressão ou mantenha-se apagado quando o pressionamos, o integrado encontra-se danificado. Para evitar dano ao integrado em teste nunca o insira no soquete com a alimentação do provador ligada.

 

testador 555 741

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados