Neste circuito, pressionando-se S1 o timer é ligado e o 555 (que está ligado como monoestável) é disparado, energizando o relé e fazendo com que o circuito permaneça em funcionamento. A carga poderá ser ligada ou desligada conforme os contatos do relé que sejam usados. O capacitor de 2200 uF começa então a se carregar.
A tensão em seus terminais é constantemente medida pelo LM3914, e isso faz com que ocorra o acionamento da barra de LEDs. Por esta barra de LEDs (de 2 a 11) podemos então ter a temporização, o que facilita ao usuário que deseja saber a qualquer momento como está a temporização.
Pressionando-se S1 novamente a contagem de tempo é reiniciada, e pressionando-se S2 o tempo regride lentamente. Este recurso é útil, por exemplo, quando se está vendo TV e o tempo está terminando na melhor parte de um programa.
Neste caso, pressionando-se S2 por um breve instante prolonga-se a temporização.
Pressionando-se S3 o timer e a carga são desligados.
O tempo é controlado pelo potenciômetro e pode ser ajustado para valores entre 30 segundos e 3 horas e 15 minutos, aproximadamente, dependendo da tolerância e qualidade dos componentes usados.
No final da temporização a alimentação do timer é auto-desligada, o que significa uma economia de energia. Os valores dos resistores de 1M, 2M2 e 6K8 foram obtidos experimentalmente. P1 deve ser ajustado para uma boa indicação de tempo na fila de LEDs. Os resistores são todos de 1/8W, menos o de 120 ohms, que precisa ter pelo menos 1W de dissipação. Os capacitores eletrolíticos são para 16V ou mais, e o zener é de 10V com potência de pelo menos 1W.