Eis um jogo interessante que pode ser montado com poucos componentes: sua finalidade é acertar com um tiro de luz o LDR. A cada tiro, se houver acerto um LED apaga e acende o seguinte, no sistema de contagem de pontos com 10 LEDs. Na figura 1 temos o receptor, que contém um LDR como sensor, e deve ser colocado num pequeno tubo do modo a evitar a luz ambiente que incida lateralmente. A alimentação é feita com uma tensão de 6V obtida de pilhas comuns, Q1 faz o ajuste da sensibilidade e o oscilador formado por Q4 e Q5 entra em ação quando o último LED acende e chegamos ao final da contagem. O tom produzido pelo oscilador é ajustado em P2. A arma que contém o transmissor é mostrada na figura 2.

S2 faz com que o capacitor C2 se carregue e quando mudamos a chave de posição no tiro, o capacitor se descarrega através da pequena lâmpada de 3V produzindo um flash único, Isso evita que a lâmpada permaneça acesa e o atirador procure o alvo com o gatilho apertado. Uma Iente pode ser usada para dar maior alcance ao tiro concentrando o flash luminoso.

 

tiro alvo 01

 

 

tiro alvo 02

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados