Transmissor de Vídeo

 

 

transmissor video 01

 

transmissor video 02

 

transmissor video 03

 

 

Montagem

 

Os resistores são todos de 1/8 W com 5% ou mais de tolerância.

Os capacitores eletrolíticos são para 16 V ou 25 V, conforme posição no circuito o que estará indicado na lista de material.

P1 e P2 são trimpots miniatura para montagem na placa de circuito impresso.

L1 e L3 são formadas por 4 espiras de fio 22 em forma de 3 mm de diâmetro sem núcleo e L2 é formada de 3 espiras de fio 22 em forma de 3 mm sem núcleo.

O transformador T1 tem primário de 40 espiras de fio 32 em forma de 0,4 cm (pode ser um carretel de FI de rádio), e secundário de 10 espiras de mesmo fio. L5 é o primário e L6 o secundário. Neste caso, C8 poderá ter valores entre 22 pF e 100 pF, devendo ser obtido experimentalmente o valor que, com o ajuste de T1 proporcione correta recepção de som.

Os cabos de entrada de áudio e vídeo devem ser blindados com plugues RCA nas extremidades. Se bem que cabos comuns proporcionem bons resultados na maioria dos casos, a utilização de cabo especial para vídeo pode resultar em menor qualidade de imagem em casos que o leitor seja mais exigente.

A antena é telescópica de 50 a 70 cm e o conjunto pode ser montado numa caixa metálica de 11 x 8,5 x 3 cm. A fixação da placa no interior da caixa pode ser feita por meio de parafusos com separadores.

D1 é um zener para 4,7 V e D2 um zener para 12 V, ambos de 400 mW ou mais.

T2 é um transformador com primário de acordo com a rede e secundário de 9V x 250 mA ou mais. Pode ser usado em lugar deste componente, do diodo D3 e do capacitor C24, um eliminador de pilhas comum para 12V.

 

 

Utilização

 

Ligue os plugues de entrada de áudio e vídeo (que devem ser decores diferentes), nas saídas correspondentes de um videocassete ou câmara de TV.

Se usar um videocassete ponha uma fita para rodar e ligue um televisor próximo sintonizado entre os canais 2 e 7, numa freqüência (canal) livre.

Dê preferência ao uso de uma antena interna para esta utilização, pois a antena do televisor estará mais longe, para captar os sinais de seu transmissor de TV.

Ligue o transmissor de vídeo, inicialmente ajuste CV1 até que a imagem do videocassete ou câmera seja captada no televisor. (Se captar a imagem em mais de um ponto, escolha a mais nítida, pois pode haver a captação de harmônicas).

Em seguida, ajuste R4 para que a imagem tenha máxima nitidez, pois pode haver pouco ou muito contraste, em função da posição deste componente (será conveniente colocar este ajuste assim como P2 na posição média e ligar o aparelho).

O próximo passo é ajustar o núcleo de T1 (com uma chave não metálica), para que se obtenha a reprodução nítida de som. Obtendo a posição em que isso o corte, consiga o maior volume sem distorção ajustando R1. Com isso, o aparelho estará pronto para ser usado.

Em uso, a antena telescópica deve ficar em posição vertical, totalmente esticada e longe de qualquer objeto metálico de grande porte que possa prejudicar a propagação dos sinais.

Dentro de ambientes fechados ou com muitos obstáculos o alcance será menor do que em locais livres de obstáculos ou objetos de metal de grande porte. Eventuais perdas de cores, ondulações, ou distorções podem ocorrer se os cabos de vídeo e áudio apresentarem problemas. Não use cabos maiores que 1 metro para esta finalidade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados