Este potente transmissor de FM, com alcance de alguns quilômetros possui um circuito que simula a emissão de sinais estéreo, já que a luz indicadora do receptor acende sob sua ação.
Na figura 1, temos o diagrama do transmissor, utilizando transistores que não sejam para RF, oscilam bem em frequências relativamente alta, e algumas unidades realmente chegam a faixa de FM. Se isso não ocorrer devemos fazer a escolha num lote de mais unidades. A alimentação do circuito é feita com uma tensão de fonte muito bem filtrada de 24V para não ocorrer roncos na emissão.
L1 consta de 7 aspiras de fio 19 comum ou esmaltado com diâmetro de 0,5 mm e sobre ela temos um secundário de 4 espiras. O número ajustável permite o ajuste da frequência eliminando-se assim o trimmer.
Os resistores são de 1/8W e os capacitores devem ser cerâmicos.
Na figura 2, temos o modulador que gera um sinal piloto sem, porém, haver a multiplexação do áudio.
Eventualmente devemos usar um trimpot de 10k em série, com um resistor de 1k em lugar de qualquer dos resistores de 3,9k para obter um melhor ajuste para o sinal piloto. Para ajustar o transmissor ligue uma lâmpada 8V x 150 mA em paralelo com a saída de antena e ajuste o trimmer C7 para maior intensidade.
Para operar use uma antena bem casada e ajuste o circuito para maior intensidade de sinal na frequência desejada usando um medidor de intensidade de campo. Os transistores devem ser dotados de bons radiadores de calor.
L2 consiste em 6 espiras de fio 19 ou próximo em forma de 5 mm sem núcleo.