A finalidade deste circuito é fazer com que um ponto luminoso permaneça aceso por certo tempo depois que a barra de LEDs de um indicador se apagar.
Isso, além de proporcionar um visual muito bonito, permite a visualização melhor de até onde foi o sinal de áudio, ou seja, seu pico, uma vez que a resposta de nossos olhos, por ser lenta, pode nos enganar.
O circuito consiste em dois VUs discretos, com constantes de tempo diferentes interligados por diodos aos mesmos LEDs indicadores.
É no primeiro CI que temos a programação para funcionar no “modo barra”, e nele entra o sinal de áudio amplificado pelo BC548 e componentes vizinhos.
Neste circuito temos uma certa inércia que é dada pela constante RC do resistor de 47K e capacitor de 100uF.
O segundo CI funciona no “modo ponto”. O sinal para sua entrada é obtido por meio de um diodo na entrada do primeiro CI, e depois aplicado a uma outra rede RC que resulta numa inércia maior do que a do primeiro circuito. A rede resistiva e o trimpot de 1K ligados nos pinos 6, 7 e 8 do primeiro CI além de permitir a regulagem do brilho dos LEDs, também ajustam o seu fundo de escala. Devemos fazer o ajuste para que as intensidades sejam iguais e o melhor efeito visual seja obtido.
O trimpot de 100K na entrada do circuito ajusta o nível do sinal.
O circuito é alimentado por uma tensão de 12V, o que permite seu uso no carro. Todos os diodos são 1N4001, 1N4148 ou equivalentes, e os CIs podem ser tanto os LM 3914 como 3915, desde que iguais no mesmo projeto.