Este circuito (figura 1) permite a comunicação a curta distância, em torno de 100 metros, operando na faixa de VHF ou de FM, conforme ajustes e valores das bobinas.
O receptor é do tipo super regenerativo, para maior simplicidade tendo porém bom rendimento com apenas 4 transistores. Este receptor excita diretamente um pequeno alto-falante.
O transmissor usa um transistor BF de um microfone de eletreto.
Os resistores são todos de mesmo valor permitindo obter um ajuste fino de regeneração e assim melhor desempenho.
CV1 e CV2 são trimmers comuns de porcelana de 3-30 pF, mas este valor não é crítico. RF é um microchoque de 47 ou 100 uH que pode também ser improvisado com 50 espiras de fio 32 ou 34 num resistor de 100 Cl x 1/2 W. O potenciômetro P1 pode incluir a chave que liga e desliga o aparelho.
Na figura 2, temos pormenores de enrolamento das duas bobinas e da ligação da chave falar/ouvir deste aparelho. A chave de falar/ouvir ou transmitir/receber é do tipo sem trava empregada em intercomunicadores. A antena é telescópica de 60 cm de comprimento até 1 metro.
Para alimentar o aparelho podem ser usadas 4 pilhas pequenas ou então baterias de 9 V.
No projeto da placa de circuito impresso, as trilhas devem ser bem curtas para que não ocorram instabilidades de funcionamento, principalmente nos setores de altas frequências.